Lei da selva <br>na produção leiteira

O sistema das quotas leiteiras – a distribuição, entre os estados-membro da União Europeia (UE) e entre produtores, das quantidades de leite a produzir para comercialização – chegou ao fim por decisão da UE.

Para a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), esta medida «vem complicar ainda mais a já difícil situação da grande maioria dos cerca de seis mil produtores nacionais de leite, complica a situação da transformação e comercialização de lacticínios por parte da indústria nacional e compromete a soberania alimentar do nosso País».

«Até hoje, Portugal dispunha de uma quota leiteira ligeiramente superior a dois milhões de toneladas/ano, embora já estivéssemos a produzir (mais de 200 mil toneladas) abaixo dessa quantidade, também em resultado das más políticas agrícolas e de mercados que têm eliminado os pequenos e médios produtores», refere, em comunicado, a Confederação, para quem as quotas leiteiras, não sendo um sistema perfeito, garantiam a cada estado-membro e, depois, a cada produtor, «uma quantidade de produção leiteira para comercialização», ou seja, «estabelecia uma espécie de garantia em termos dos direitos a produzir/comercializar abrangidos pelo sistema das ajudas da Política Agrícola Comum (PAC)».

Agora, critica a CNA, os países exportadores de leite (a baixos preços) e o grande agro-negócio «ficam à vontade para intensificarem/aumentarem a respectiva produção/comercialização e exportarem cada vez mais – designadamente para Portugal, o que ameaça a continuidade da grande parte da produção nacional de leite e de lacticínios.




Mais artigos de: Nacional

Lisboa pode ser mais justa

Na Assembleia Municipal de Lisboa, Ana Carolino Ambrósio saudou as acções de luta realizadas pela juventude nas últimas semanas, em defesa dos direitos económicos, sociais e culturais, na perspectiva de um futuro digno.

Fim das taxas moderadoras

Aníbal Pires, deputado do PCP no Parlamento Regional dos Açores, apresentou no dia 1 de Abril um Projecto de Decreto Legislativo para eliminar todas as taxas moderadoras no Serviço Regional de Saúde (SRS) dos Açores.

TC rejeita recursos

O Tribunal Constitucional (TC) indeferiu anteontem os cinco recursos relativos às eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM). A Coligação PCP-PEV, uma das forças políticas que apresentou recurso, considera que uma...

País mais pobre

Numa audiência na Presidência da República, que teve lugar no dia 1, a Associação Distrital de Agricultores da Guarda (ADAG) pediu mais atenção para o sector, sobretudo para as regiões do interior do País. A ADAG entregou à assessora de Cavaco Silva...

Mobilidade é prioritária <br>em Loures

Inserido no «Loures em Congresso», iniciativa que a Câmara Municipal está a promover até 27 de Junho, com o intuito de dinamizar um debate público e amplamente participado sobre temas de interesse estratégico, no dia 31 de Março realizou-se um Colóquio, no...

Falta de condições <br>na EB de Freiria

O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar «Os Verdes» (PEV), entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Educação e Ciência, sobre a falta de condições na Escola...